Ortodontia é a especialidade odontológica que realiza tratamentos com a finalidade de corrigir a posição dos dentes e dos ossos dos maxilares, utilizando aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes.
Hoje, é muito comum que as pessoas procurem o tratamento ortodôntico por conta da má posição dos dentes e dos ossos da face.
Além disso, alguns problemas também são descobertos durante a consulta, como diversos tipos de mordida errada e desgaste dos dentes. Todos esses problemas podem ser tratados através da Ortodontia
Esse tratamento traz benefícios além da estética, melhorando diversas funções, como mastigatória, estética e a da fala.
Quem sofre com o apinhamento, por exemplo, tende a ter cáries e mau hálito com mais facilidade devido à dificuldade de higienização. Dentes alinhados e bem-posicionados facilitam a limpeza bucal.
Os diversos tipos de mordida errada causam disfunção na mastigação, pois, alguns dentes são usados mais que outros, enquanto os que deveriam realizar determinadas funções, são deixados de lado.
Por isso, o alinhamento dos dentes e a melhoria da mordida favorecem uma melhor mastigação, pois cada dente passa a ser utilizado conforme sua função.
Você sabia que os sons que emitimos são a junção do ar que sai dos nossos pulmões com a forma com que tocam os dentes? Por isso, dentes mal posicionados podem gerar dificuldade na formação de alguns sons, e o alinhamento vem para recuperar essa função.
A mordida errada pode causar disfunção na articulação temporomandibular, fazendo com que alguns músculos trabalhem mais que outros, causando, assim, dores na região da face, como enxaqueca. O alinhamento da mordida também visa diminuir ou eliminar esses incômodos.
Esse é um dos resultados mais esperados pelos pacientes ortodônticos. Dentes desalinhados e tortos tendem a causar insatisfação no paciente ao se olhar no espelho, sorrir e tirar fotos.
O tratamento ortodôntico promove melhora significativa na estética, elevando a autoestima e promovendo um bom astral.
São realizadas diversas etapas, e o tempo do tratamento ortodôntico varia de acordo com cada caso.
Por meio de uma avaliação e exames de imagem, o ortodontista irá identificar a necessidade do paciente e planejar como será o tratamento, além de explicar tudo que ele precisa saber antes de iniciar o tratamento.
Nesta etapa, pequenos suportes chamados bráquetes são colados em cada dente, e fios ortodônticos são passados através deles para exercer pressão e mover os dentes.
Durante essa etapa, o ortodontista também fornece orientações sobre a continuidade do tratamento, incluindo cuidados com o aparelho e instruções sobre higiene bucal.
As consultas regulares ao ortodontista são essenciais para acompanhar de perto o progresso do tratamento. Durante elas, o ortodontista pode ajustar o plano de tratamento, se necessário, e realizar trocas das borrachinhas para reativar a pressão exercida pelo aparelho.
Essa manutenção é fundamental para garantir que os dentes continuem a se movimentar de forma adequada e eficaz, promovendo resultados satisfatórios no tempo esperado.
Após o alinhamento dos dentes e a correção da mordida, chega o momento da remoção do aparelho e do início dos cuidados para manter o novo sorriso. Nessa fase, o ortodontista recomenda o uso de contenção ortodôntica.
Esses dispositivos são essenciais para evitar que os dentes voltem a se movimentar para suas posições originais, garantindo assim a estabilidade do resultado obtido com o tratamento ortodôntico.
O tratamento ortodôntico pode ser preventivo, interceptivo ou corretivo. Saiba melhor sobre a função de cada um deles a seguir.
A ortodontia preventiva tem como objetivo influenciar o crescimento dos dentes e ossos da face desde cedo, com o propósito de evitar futuros problemas de alinhamento dos dentes e da mordida.
Seu foco principal é identificar e corrigir irregularidades enquanto os dentes estão em desenvolvimento, visando evitar a necessidade de tratamentos mais invasivos, como o uso de aparelhos ortodônticos, extrações ou cirurgias.
É realizada durante a infância, quando os dentes ainda estão em formação. É comum o uso de aparelhos removíveis para preservar o espaço quando um dente cai antes do esperado.
Além disso, estratégias educativas são adotadas para eliminar maus hábitos que podem contribuir para problemas de mordida, como chupar o dedo, morder objetos e utilizar chupetas por períodos prolongados.
Esse cuidado é promovido pela Campanha Julho Laranja, que visa conscientizar sobre o tratamento ortodôntico precoce.
A ortodontia interceptiva é uma abordagem graduada que busca corrigir problemas de mordida assim que são identificados, em estágios iniciais, para evitar complicações futuras na formação craniofacial em adultos.
Utilizando o crescimento natural dos dentes, essa técnica intervém em questões de oclusão durante duas situações principais: preservando os dentes decíduos quando há má oclusão, e quando a extração desses dentes pode permitir a correção desses problemas durante o crescimento.
Já a ortodontia corretiva é o tipo mais comum de tratamento ortodôntico e é indicado para corrigir problemas de alinhamento e oclusão na dentição permanente.
Utilizando aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, os dentes e os ossos da mandíbula e maxilar são gradualmente reposicionados para corrigir irregularidades como apinhamento, mordida aberta, diastema e outros tipos de má oclusão.
Na clini Odonto, estamos comprometidos em proporcionar a melhor experiência em odontologia. Se você tiver dúvidas, sugestões ou quiser agendar uma consulta, não hesite em nos contatar! Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível. Seu sorriso é nossa prioridade!